segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Brasília tem Boneca Waldorf em setembro

PENSAR E SENTIR A CRIANÇA AO FAZER A BONECA WALDORF
Ao confeccionar uma boneca, uma parte do nosso coração vai para ela, dando-lhe uma alma que é prontamente sentida pela criança.


Enquanto construímos uma Boneca Waldorf, entramos em contato com a concepção estética antroposófica e conceituamos as fases de desenvolvimento da criança em sua adequação ao brinquedo.

“Quando pais e mães constroem os brinquedos para os filhos mostram que o mundo não está pronto, apenas para ser consumido, mas que ele ainda pode ser inventado”.

Será construída uma boneca de pano de 30 cm, de lã de carneiro e algodão.

Informações Gerais:

Nossa oficina fornece todo o material e a boneca termina vestida, calçada e enfeitada.

Não é somente uma oficina técnica, pois associa, segundo a tradição antroposófica, o pensar e o sentir ao processo da confecção (fazer/querer).

Na parte conceitual o programa inclui:

- Pensar sobre as fases do desenvolvimento da criança em sua relação com o brincar.
- Sentir como a confecção da boneca atua no processo autoeducativo de quem a faz.
- Fazer uma boneca de pano, inspirada na concepção estética antroposófica.

----
Data: 2 e 3 de setembro de 2017
Duração: 20 horas/aula.  

Horário:
Sábado, das 8h30 às 18h30
Domingo, das 8h30 às 18h30

Local: 

Condomínio Mansões Itaipu
Jardim Botânico
Brasília - DF​
Contato
(61) 99816-2015

Docente:
Ana Lygia Vieira Schil da [Nina] Veiga é doutora em educação, escritora e educadora Waldorf, com oficinas e workshops ministrados em diversos países e no Brasil. É idealizadora e coordenadora da Pós-Graduação em Artes-Manuais para a Educação. Há mais de vinte anos, em seu atelier pedagógico-terapêutico, além de peças e instalações em arte do fio, cria brinquedos inspirados no conhecimento antroposófico, levando em conta a imagem ampliada do ser humano e as necessidades da criança contemporânea. Valoriza o trabalho das mãos em contato com materiais e concepções que possibilitem a composição de uma ética, de uma estética e uma política que promova a vida de qualidade. Mestre em Cultura e Linguagem e psicopedagoga artística, doutorou-se pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade de Lisboa. É investigadora das artes-manuais no IELT, Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Desenvolve trabalhos de formação pessoal e oferece suporte a bonequeiras que queiram se tornar profissionais no Brasil e no exterior. Suas oficinas associam o saber teórico-conceitual, o ativismo social pela infância e pelo brincar às artes manuais como modo de existir e à ação de sustentabilidade planetária.

Conheça mais: